Estudos Temáticos de Ling. Textual - Atividade

 O processo de interpretação ou de descoberta do sentido do texto possui três elementos fundantes: o autor, o texto e o leitor. O autor escreve um texto, o leitor lê e interpreta. O leitor é um elemento determinador do sentido? Justifique.

Sim. O sentido do texto é construído pelo leitor. Por mais que o código do texto, transmita um mensagem, é necessária a participação de um intérprete, como receptor, caso contrário, o texto funcionaria apenas como um elemento morto, sem função, como objeto de si mesmo. O ser humano, como o mais desenvolvido, dos seres, na escala evolutiva, desenvolveu e aprimorou a linguagem. Um recurso para que pudesse interagir e realizar tarefas. Deste modo, a linguagem, escrita, é uma ferramenta que visa levar uma informação, ou mensagem, para um outro sujeito. Podemos dizer que a construção do sentido se dá por meio de nossas capacidades cognitivas. De outro lado, em Bakhtin, o ato da leitura, constitui uma relação dialógica, entre o leitor e o autor. Um diálogo misto, que interage com os fenômenos subjetivos e com as experiências materiais, isto é, as vivências. De acordo com a teoria interacionista, a leitura é um processo híbrido, entre as representações gráficas, do texto e o universo intelectual do leitor. Assim, mais uma vez, constatamos o texto como um veículo, ou uma ferramenta, utilizada para transmitir uma mensagem para outro indivíduo, sem o qual, não há a manifestação da leitura, como ação.


Bibliografia:

O texto, o leitor e o contexto - Disponível em: <https://m.meuartigo.brasilescola.uol.com.br/portugues/o-texto-leitor-contexto-leitura-numa-perspectiva-interacionista.htm/>Acesso em: 29/05/21

 

Dialogismo - Disponível em:<https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Dialogismo/>Acesso em: 29/05/21

Comentários